sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Você sabe o que é Compostagem Orgânica

É um processo de transformação de matérias orgânicas (picados ou triturados para acelerar o processo) como restos alimentares (café, cascas de ovo, hortifrutis, semente...), folhas, galhos, estrume, misturada com terra, areia, argila e minhocas que vira adubo.
Não pode: nada cozido, óleo, carnes, queijos, madeiras, plástico, papel, pois dificulta a decomposição e causa mau cheiro.




Pratique essa Idéia , faça a Diferença!!!


Como fazer: Caixa PVC com tampa e com furos no fundo, pois facilita a troca de ar e evita acumulo de liquido. Colocar uma camada de terra seca no fundo, em seguida colocar todo material orgânico, acrescentar o húmus de minhoca, e vai repetindo o processo, por ultimo coloque borra de café, pois evita o mau cheiro, e espanta os insetos. Irrigar sempre com água (chuva). Em aprox. 3 meses a terra estará pronta para dar uma vitaminada em suas plantações.

Vantagens: é um fertilizante natural que melhora a qualidade do solo, ajuda no crescimento das plantas e  diminui a poluição ambiental, pois esse lixo vira reciclagem. - Ajuda o Planeta Terra...
 
Processo de Compostagem

Um comentário: