sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Solução para os Chocólatras

Chocolate no auxilio da redução do apetite


Pois é... Um dos vilões do mundo das guloseimas tem mostrado seus benefícios na Cosmecêutica moderna. Suas propriedades antioxidantes e ação hidratante tem sido amplamente exploradas em uma grande variedade de produtos cosméticos para o corpo, rosto e cabelos.
segundo estudos realizado no Centro de Pesquisa Biomédica de Pennington -USA, foi comprovado que uma mistura de 50% de chocolate orgânico e picolinato de cromo essa substância auxilia no metabolismo do açúcar e das gorduras, fazendo com que você venha reduzir o apetite e vontade de comer doces e gorduras, te deixando saciado. Além disso, poderá ser consumido por diabéticos por não conter açúcares e é adoçado com xilitol, adoçante natural obtido das frutas e do milho, mas somente com a devida orientação de um médico ou nutricionista.

Utilização em Cosmético

Apesar de ser um produto antiqüíssimo, a descoberta dos benefícios cosméticos do cacau foi relativamente tardia, já que a extração de suas matérias-primas era mais focada para a indústria alimentícia. A transição para uso cosmético se deu quando os pesquisadores,depois de verificarem a sua alta capacidade de hidratação, descobriram propriedades anti-stress nos ativos extraídos da casca dos grãos de cacau.
Hoje, as aplicações cosméticas do cacau vão muito além da conhecidíssima manteiga de cacau, usada como emoliente e proteção dos lábios, e nos mais diversos tratamentos cosméticos, devido ao seu alto conteúdo de ácidos graxos essenciais, com propriedades nutritivas e hidratantes, que diminuem a perda de água transepidermal da pele, mantendo a hidratação natural desta. Aliás, a manteiga de cacau deve ser utilizada com cautela em
peles muito oleosas, por conta de seu alto teor lipídico.

Benefícios do Chocolate
O chocolate tem ação hidratante, é rico em substâncias antioxidantes, vitaminas B1 e B2,que são importantes para o crescimento e fortalecimento dos tecidos. Como também é fonte de lipídeos, ele forma uma camada protetora na pele, evitando que ela perca água,isto é, que ela fique desidratada. Da casca dos grãos de cacau, especialmente ricos em teobromina e cafeína, dependendo do processo de extração, obtém-se:
• Xantinas, que conferem ao produto efeito lipolítico, útil no tratamento de gorduras localizadas (coxas, abdômen, glúteos, braços). Agem na ativação da degradação dos triglicérides, que são transformados em ácidos graxos e glicerol, que funcionam como combustível para outros tecidos;
• Polifenóis, substâncias com ação anti-radicais-livres, auxiliares no combate ao envelhecimento celular.
Além disso, o aroma do cacau exerce influência sobre o sistema nervoso: as betaendorfinas é liberada por um efeito imuno-modular, proporcionando sensação de prazer e bem estar. Segundo os estudos em aromaterapia, isso acontece porque o cérebro, ao identificar o aroma do chocolate, libera serotonina, responsável pelo sentimento de bem estar.

Fonte:gvconsultoria@consultoriafarmaceutica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário